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DÊ O DEVIDO VALOR AO SEU PDV

60% das compras feitas no Brasil são por impulso, e 48% delas ocorre no PDV




Uma pesquisa realizada em 2018, em conjunto pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais do país identificou que cerca de 60% dos brasileiros compram por impulso, e que 48% dessas compras foi feita nos PDVs mais tradicionais: 23% em lojas de departamento, 13% em supermercados e 12% em shopping centers.

Com base nesses dados, percebemos a importância de ter um PDV bem organizado, que encante o cliente e influencie em suas decisões de compra em um cenário no qual o cliente vem cada vez menos sendo fiel a marcas, de acordo com uma pesquisa de 2017 da Accenture Strategy, e cada vez mais valorizando as interações e sensações.

E com isso tudo, surge a dúvida, como realizar uma gestão de PDV eficiente?

• Planeje a sua localização:

Caso você esteja abrindo um negócio, ou pensando em mudar de local, considere fatores como circulação, segurança, disponibilidade de estacionamento, proximidade ao transporte público, e presença de concorrentes.

• Disponha de forma eficaz os seus produtos:

É muito importante ficar atento a localização e disposição dos produtos dentro do PDV e do display.

Por exemplo: Um PDV muito cheio, dá uma sensação de bagunça, e isso pode afastar os consumidores.

Separe seus produtos por “zonas”, a zona quente, próximo ao caixa, é boa para colocar doces, pilhas, aparelhos de barbear, e alimentos como chips e babatas, pois, eles estimulam a compra por impulso.

Bebidas alcoólicas, como vinhos, já são indicados um local mais afastado, pois é buscado por um público mais seleto, que gosta de analisar suas opções. preparado para atender a essa demanda de consumidores.

• Invista em ações inovadoras

Alguns locais apostam na degustação de produtos, principalmente se forem lançamentos. Então porque não inovar, reunir seus fornecedores e propor um café da manhã em uma manhã de sábado, com produtos vendidos na loja.

Use de todos os 5 sentidos do cliente, coloque uma música ambiente, invista em um aroma exclusivo da loja, aposte em uma boa iluminação e permita a degustação de alguns produtos.

• Destaque o seu preço

Deixe bem claro qual é o valor e a mercadoria relativa aquele preço. Muitas pessoas desistem de uma compra por não saber quanto custa algo, a etiqueta deve ser fácil de entender.

Caso seja possível, invista em leitores de preços espalhados pelo ambiente. Pois caso o cliente não encontre o valor na etiqueta, ele pode saber consultando o código de barras.

• Aposte em material de merchandising

Muitos se perguntam, como chamar atenção de um produto especifico no meio de uma enorme prateleira. Para isso, use de materiais de merchandising como Wobbler, Testeiras, Faixas de Gondolas, Stopper, Displays , entre outras.

Fazendo isso, você desperta o interesse e a curiosidade de seu cliente, fazendo com que ele ao menos note a presença do produto, e estimulando assim a compra.


Colocando em prática as dicas disponíveis aqui, seu PDV vai estar pronto para receber e encantar os seus clientes.

 

22/01/2019

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