UNIMARKA ONLINE

Você tira o melhor do tabloide da sua loja?

Saiba como ampliar resultados com essa ferramenta, que chega a representar 27% das vendas de um supermercado.


Do total de vendas de um supermercado, os tabloides chegam a representar 27% das vendas. Daí a importância de trabalhar essa ferramenta de maneira estratégica, o que nem sempre acontece. O planejamento envolve a definição do posicionamento, objetivos, layout, conteúdo. Sem isso, a execução fica comprometida. Veja a seguir um passo a passo para montar um tabloide campeão de vendas:


1) POSICIONAMENTO

- Ter claro o posicionamento da empresa – ou seja sua proposta de valor (preço, atendimento etc), e de cada uma de suas bandeiras. A partir disso, são definidas as estratégias para o tabloide.


2) COMO DEFINIR A ESTRATÉGIA

- Em alguns momentos, a loja pode desejar atrair tráfego. Em outros, gerar lucro ou ainda adotar mais de uma estratégia ao mesmo tempo;
- O ideal é pensar em campanhas anuais de promoção. Isso permite negociar melhor com os fornecedores e definir ações de marketing conjuntamente.

Importante: quem define estratégia, marcas e produtos é o varejista. O fornecedor participa, mas não lidera o processo.
Uma vez definidas as ofertas básicas, o supermercadista deve partir para estratégias mais sofisticadas, como tabloides temáticos ou sazonais (Páscoa, Volta às aulas, Dia das Mães, Natal).
É essencial medir os resultados das ofertas e não apenas das marcas presentes no tabloide. O mais importante é avaliar o desempenho das categorias envolvidas, além do aumento do fluxo de clientes, o que pode ser feito com a análise dos cupons.


3) CONFIGURAÇÃO E LAYOUT

CAPA
- Optar por menos ofertas a fim de evitar confusão entre os consumidores
- A capa deve conter as mais agressivas para ter maior impacto no cliente

TAMANHO
- Tabloides regulares não precisam ter mais do que quatro páginas, com no máximo 20 ofertas em cada uma
- Especiais ou sazonais podem ser maiores, com até 12 páginas

MIX
- Troque as ofertas a cada semana, se a loja for mais focada em perecíveis, e quinzenalmente se for abastecedora
- Agrupe os produtos em soluções de consumo, como queijos e vinhos ou produtos de churrasco, dependendo da preferência do seu público

INFORMAÇÕES
- Inclua informações sobre sua loja, como um mapa mostrando exatamente onde ela está;
- Mescle produtos de diferentes departamentos para aumentar o fluxo de clientes e conduzir o consumidor a vários corredores.


4) PRINCIPAIS ERROS

- Incluir mais de uma marca de uma mesma categoria.
- Apresentar o mesmo item em várias páginas do tabloide.
- Usar o tabloide para escoar excesso de estoque.
- Não estimar corretamente a demanda do item em oferta.
- Criar tabloides com número excessivo de ofertas.


5) COMO EVITAR QUE ESSES ERROS ACONTEÇAM?

Primeiramente, durante a elaboração de cada encarte, é importante que o setor de compras preocupe-se em negociar com os fornecedores corretos e que o diretor comercial analise e aprove apenas as ofertas condizentes. Também deve-se verificar os encartes por completo antes de irem para as gráficas e serem divulgados para os consumidores. Isso diminui os erros que trazem problemas para o cliente na hora de passar os produtos n ocaixa, porém é um trabalho operacional difícil de ser totalmente assertivo.
Revisar os preços e condições de pagamentos dos produtos é imprescindível para evitar dores de cabeça com a promoção.
Se certificar de usar imagens atuais e de boa qualidade dos produtos ajuda a seduzir o consumidor e também garante que ele o encontrará mais facilmente na loja.
Colocar em lugar visível o prezo de validade da oferta, afim de se resguardar em caso de consumidores atrasados.
Por último, exponha os produtos em locais de destaque como pontas de gôndolas e não esqueça de sinalizar os produtos, o preço, e em alguns casos a data de validade.


Fonte: Supermercado Moderno

05/06/2017

Mapa do Site

Forma de Pagamento
TELEVENDAS
  • 0800 970 1901
SAC
  • (27) 2101-3535

De segunda a sexta-feira de 9h as 18h

REDES SOCIAIS